Machado, Jane do CarmoVasconcelos, Maria Celi ChavesOliveira, Nuno Ricardo2023-12-182023-12-182017Machado, J.C., Vasconcelos, M.C.C, Oliveira, N. R. (2017). Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco, Indagatio Didactica, 9, (4), 29-44. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.6401647-3582http://hdl.handle.net/10400.2/15268O estudo aborda o tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores e como essas políticas têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho, promovendo desenvolvimento profissional e valorização da carreira docente. Como objetivos busca problematizar a aplicação das políticas educacionais para a formação e valorização de profissionais da educação, confrontando o planejado e o realizado, o controle direto ou indireto do estado sobre as práticas de formação profissional, e as aprendizagens que ocorrem no espaço informal das redes sociais que se estabelecem entre os professores. A investigação é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita com base em estudos como os de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e os de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação e valorização profissional. Os resultados apresentam desafios a serem superados para a formação e valorização de professores e sinalizam a necessidade de articulação entre as ações políticas e a realidade destes profissionais de modo a concretizar a qualidade no ensino.The study addresses the way recent researches deal with initial and continuous teacher education policies and attempts to understand how these policies have contributed to the improvement of working conditions, professional development and teaching career. The objectives of this study are to question the application of educational policies for the training and appreciation of educational professionals, confronting the planning and the accomplishment of these policies, the direct or indirect control of the state on professional training practices, and the learning that occurs in informal spaces of social networks that are established among teachers. The research is qualitative in nature and the interpretation of the data is based on studies such as those of Jenny Ozga on research of educational policies and those of Bernadete Gatti and Marli André on training and professional improvement. From the results challenges to the training and improvement of teachers can be verified and indicate the need for articulation between political actions and the reality of these professionals in order to achieve quality in teaching.porFormação de professoresPlanos de educaçãoLiteracia tecnológicaTeacher trainingEducation plansTechnological literacyPolíticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em focoEducational policies: teacher training and professional development in focusjournal articlehttps://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27