Amante, Lúcia2023-01-032023-01-032019Amante, L. (2019). Mobilidade Académica Internacional: Experiências de intercâmbio universitário Brasil-Portugal. In: Jelson Oliveira; Ericson Falabretti (Orgs.) O Futuro das Humanidades. Ciências humanas: desafios e perspetivas. Educs: Caxias do Sul RS (pp.155-166).978-85-7061-968-6http://hdl.handle.net/10400.2/12911A internacionalização tem vindo cada vez de modo mais vincado a marcar as atuais políticas para o ensino superior. Com efeito, o trabalho de internacionalização em instituições de ensino superior sustenta-se na perceção de que essa estratégia contribui para melhorar a qualidade das práticas, quer de ensino quer de investigação, quer mesmo organizacionais. A internacionalização assenta, primordialmente, em programas de mobilidade académica. Diversos estudos evidenciam inúmeras vantagens para os estudantes, universidades e países que participam em projetos de mobilidade internacional. Num tempo de globalização da economia exige-se o aumento da mobilidade internacional das pessoas, desde logo ao nível da sua formação universitária que as deverá preparar para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais volátil, exigente e competitivo.porMobilidade académica internacional: experiências de intercâmbio universitário Brasil-Portugalbook part