Henriques, SusanaMendes, Américo Carvalho2017-06-192020-05-312017-05-312017-06-19Mendes, Américo Carvalho - A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa [Em linha]: o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira. [S.l.]: [s.n.], 2017. 178 p.http://hdl.handle.net/10400.2/6551O conceito de liderança foi sujeito a diversas interpretações e definições, desde o início do século XX, pelo que é comum dizer-se que há tantas definições de liderança como os autores que a ela se referem. No entanto, o realce vai para um leque de características associadas ao exercício de uma liderança eficaz, onde se destacam a capacidade do líder se adaptar facilmente às situações e ao contexto onde a organização está inserida e a competência para gerir conflitos e exercer influência em ambientes ambíguos e complexos. A importância de existirem lideranças fortes nas organizações escolares é, assim, cada vez mais legitimada e enfatizada. A presente investigação pretende caraterizar a liderança da diretora de uma escola secundária situada na Cova da Beira e também como essa liderança perspetiva a promoção e implementação da mudança e inovação educativa, na perceção dos coordenadores de departamento, diretores de turma e dos docentes que exercem funções na escola. A investigação assumiu a forma de estudo de caso. Para conhecermos a opinião dos coordenadores de departamento, dos diretores de turma e dos docentes, relativamente ao estilo de liderança da diretora de uma escola secundária situada na Cova da Beira, e a forma como promove e implementa a mudança e inovação educativa, recorreu-se à utilização de um inquérito por questionário. Aplicou-se também uma entrevista semiestruturada à diretora da escola, de forma a caraterizarmos a sua própria perceção de liderança. As principais conclusões que retirámos deste estudo foram que o tipo de liderança mais percecionada pelos docentes relativamente à atuação da diretora é a liderança do tipo transformacional, seguindo-se a liderança transacional que também foi percecionada com valores próximos. Para além disso, verificámos que não foram percecionados na líder comportamentos característicos da liderança laissez-faire.The concept of leadership has been subject to several interpretations and definitions since the beginning of the twentieth century, so it is common to say that there are as many definitions of leadership as the authors who refer to it. However, the emphasis goes to a range of characteristics associated with the exercise of effective leadership, highlighting the ability of the leader to easily adapt to the situations, to the context where the organization is inserted and to the competence to manage conflicts and exert influence in ambiguous and complex environments. The importance of strong leadership in school organizations is, therefore, increasingly legitimized and emphasized. The present research intends to characterize the leadership of a secondary school located in Cova da Beira and also as that leadership has the perspective of promotion and implementation of educational change and innovation, in the perception of the department coordinators, class directors and the teachers who work in school. The investigation took the form of a case study. In order to know the opinion of the department coordinators, the class directors and the teachers, regarding the leadership style of the directress of a secondary school located in Cova da Beira, and the way she promotes and implements educational change and innovation, it was implemented the use of a questionnaire survey. A semi-structured interview will also be applied to the school principal in order to characterize her own perception of leadership. The main conclusions we drew from this study were that the type of leadership most perceived by the teachers in relation to the directress' performance is the leadership of the transformational type, followed by the transactional leadership that was also perceived with close values. In addition, we noticed that the behaviors characteristic of laissez-faire leadership were not perceived in the leader.porLiderançaInovações educativasAdministração do ensinoLeadershipSchool leadershipLeadership stylesAdministration and school managementA liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beiramaster thesis201730502