Alves, JoséCarvalho, SaraMeira-Cartea, PabloAzeiteiro, Ulisses2014-01-212014-01-212013Azeiteiro, Ulisses [et al.] - Diagnóstico sobre equipamentos para a educação ambiental no distrito de Lisboa : aspectos biofísicos e socioculturais nos projectos educativos. "Captar" [Em linha]. ISSN 1647-323X. Vol. 4, nº 1 (2013), p. 72-911647-323Xhttp://hdl.handle.net/10400.2/2831Tendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e globalporEducação ambientalEquipamentos para educação ambientalProjetos de educaçãoLisboaDiagnóstico sobre equipamentos para a educação ambiental no distrito de Lisboa : aspectos biofísicos e socioculturais nos projectos educativosjournal article