Monteiro, AngélicaMoreira, J. AntónioMarinho, Paulo2024-12-302024-12-302024-10-071518-2886http://hdl.handle.net/10400.2/17041O estudo aqui apresentado situa-se no entrecruzamento entre políticas internacionais e europeias envolvendo tecnologias digitais na sua relação com culturas escolares e culturas midiáticas em Portugal. Essas políticas visam criar ecossistemas de educação digital eficazes e desenvolver competências digitais para uma cidadania digital ativa. Do ponto de vista metodológico, o estudo analisou documentos da UNESCO e da Comissão Europeia, com o objetivo de identificar a visão de tecnologia veiculada e de estabelecer relações entre esta visão e a cidadania digital de jovens no contexto da cultura midiática. A análise deu conta de que a visão de tecnologias digitais veiculada pelos documentos abrange perspectivas críticas e instrumentais. As políticas analisadas enfatizam a necessidade de desenvolver a educação para a cidadania digital e a alfabetização midiática e informacional de jovens como meios para promover a inclusão social, a participação e a justiça social numa realidade cada vez mais hiperconectada.The study presented here is situated at the intersection of international and European policies involving digital technologies in their relation to school cultures and midia cultures in Portugal. These policies aim to create effective digital education ecosystems and to develop digital competencies for active digital citizenship. Methodologically, the study analysed documents from UNESCO and the European Commission, with the objective of identifying the vision of technology conveyed and establishing connections between this vision and the digital citizenship of young people in the context of midia culture. The analysis found that the vision of digital technologies conveyed by the documents encompasses both critical and instrumental perspectives. The policies analysed emphasize the need to develop digital citizenship education and midia and information literacy among young people as means to promote social inclusion, participation, and social justice in an increasingly hyperconnected reality.porCidadania digitalJovensCultura midiáticaDigital citizenshipYoung peopleMidia cultureEducação para a cidadania digital de jovens na cultura midiática em Portugaljournal article10.22483/2177-5796.2024v26id5487