Costa, Luís Filipe de AmaralCardoso, Teresa Margarida Loureiro2024-08-012024-08-012024http://hdl.handle.net/10400.2/16348Integrado em investigação do doutoramento em educação a distância e elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, em associação com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, e no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning; apresentado no Ciência 2024, encontro promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre os dias 3 e 5 de julho.Com o advento da Web 2.0, diversas iniciativas têm vindo a ser desenvolvidas, exigindo que cada professor atue ativamente online, para aprimorar práticas pedagógicas e a qualidade do ensino. Neste contexto, pretende-se analisar práticas formativas e pedagógicas colaborativas, integrando o Ecossistema Wikimedia no currículo do ensino básico, numa ótica de atualização pedagógica e formação contínua, e promovendo um conjunto de competências, integradas no capital digital. Com este estudo de caso, espera-se que seja possível contribuir para a transição digital da escola e a modernização do ensino e aprendizagem, nomeadamente formando professores para dinâmicas de mudança nos processos educativos.porEcossistema WikimediaTransição digitalCapacitação digitalEnsino básicoProfessoresAçoresInovação pedagógicaIntegração do ecossistema Wikimedia no Ensino Básico: estudo de caso com professores na ilha de S. Miguelconference object