Vieira, Cristina PereiraSousa, Lúcio2023-07-182023-07-182017Vieira, C. P. & Sousa, L., (2017). Seminário de investigação em e-Learning. Caminhos de projetos. In J. António Moreira & Cristina Pereira Vieira (Coord.). eLearning no Ensino Superior (pp.77-97) CINEP/IPC978-989-99463-5-4http://hdl.handle.net/10400.2/14454A UC Seminário de Investigação é parte do Mestrado em Relações Interculturais (MRI), lecionado na Universidade Aberta desde ano letivo1993/94. Inicialmente presencial, o mestrado passou, no ano letivo 2010/2011, a ser lecionado através de plataforma de eLearning da Universidade Aberta. Esta alteração coincidiu com a passagem para o regime de Bolonha. A UC, integrada no modelo pedagógico do 2º ciclo da Universidade Aberta, adota um regime de avaliação contínua. Seguindo as orientações do modelo pedagógico do 2º ciclo, todas as UC são realizadas de modo colaborativo pelo(s) docente(s) e pelos estudantes. A classificação final tem em conta as seguintes dimensões: (i) participação nas discussões realizadas em fóruns; (ii) e-Portfólio (ou realização de trabalhos individuais) que reflete a aprendizagem pessoal e (iii) a realização de um trabalho final, que no caso especifico da UC Seminário de Investigação é a apresentação de um pré-projeto de investigação. No entanto, os trabalhos finais têm como objetivo último permitir aos estudantes uma revisão conceptual, relacionado com os conteúdos pedagógicos de aprendizagem, e permitir mostrar a sua capacidade crítica e reflexiva sobre as diferentes temáticas estudadas – ainda que no caso especifico desta UC tudo esteja direcionado para o debate crítico aplicado a um projeto concreto de. pesquisa. Por forma a partilhar a experiência e a refletir sobre esta no contexto académico do eLearning, propomo-nos apresentar o processo construído a partir dos diferentes momentos por nós percebidos como estruturantes para a compreensão do percurso da UCporInvestigaçãoe-LearningCaminhos de projetosSeminário de investigação em e-Learning: caminhos de projetosbook part