Ramos, Natália2020-02-202020-02-202003Ramos, N. (2003). Etnoteorias do desenvolvimento e educação da criança. Uma perspectiva intercultural e preventiva. In C. Pires et al. (org.) Psicologia, sociedade e bem-estar. Leiria: Ed. Diferença, p. 161-177.992-477-083http://hdl.handle.net/10400.2/9355Nos diferentes grupos socioculturais, sociedades, épocas, culturas, pais e adultos em geral, desenvolvem conceções, crenças, representações, etnoteorias, sobre a criança, o seu desenvolvimento, as suas necessidades, a sua saúde e educação. Estas ideias, teorias dos adultos sobre a natureza e as competências da criança, sobre os seus ritmos de desenvolvimento, sobre as formas de cuidar, educar e proteger a criança, variam no espaço e no tempo, em função dos contextos histórico-sociais e ecológico-culturais e respondem a expetativas e valores culturais, a exigências do quotidiano e das condições de vida das famílias.porEtnoteoriasDesenvolvimentoSaúdeEducaçãoFamíliaRepresentações parentaisPerspetiva interculturalCulturaCriançaInfânciaCuidados infantisNicho culturalNicho de desenvolvimentoPsicologiaSociedadeBem-estarEtnoteorias do desenvolvimento e educação da criança: uma perspectiva intercultural e preventivabook part