Batista, Ana LuziaCardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, Filomena2024-06-192024-06-192024http://hdl.handle.net/10400.2/16145Integrado em investigação do mestrado em gestão da informação e bibliotecas escolares, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning; apresentado no Ciência 2024, encontro promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre os dias 3 e 5 de julho.A Wikipédia surge como recurso e estratégia para o desenvolvimento de competências. Assim, pretendemos indagar sobre a possibilidade de implementação do “Clube da Wikipédia”. O estudo de caso múltiplo alicerça-se no paradigma pragmático e em metodologias mistas. Quanto à recolha de dados socorremo-nos de Fichas de Acolhimento, Aferimento e Autoavaliação e Grelhas de Observação Focada. Para a análise de dados recorremos às análises estatística e de conteúdo. Esperamos, como resultado, que as atividades propostas aos alunos permitam a aquisição de competências digitais e informacionais, para além das especificas da área de saber em articulação com a biblioteca escolar.porWikipédiaCapacitação digitalTecnologias de informação e comunicaçãoLiteracia da informaçãoLiteracia digitalO “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico no distrito de Setúbalconference object