Inês, HelenaSeabra, Filipa2015-02-182015-02-182012-06Inês, Helena; Seabra, Filipa - O Plano Individual de Transição no 3º ciclo : que repercussões?. In Colóquio Psicologia e Educação, 12, Lisboa, 2012 - "Educação, aprendizagem e desenvolvimento [Em linha] : olhares contemporâneos através da Investigação e da prática : actas". Editado por Lourdes Mata [et al.]. Lisboa : ISPA, 2002. ISBN 978-989-8384-15-7. p. 1324-1340978-989-8384-15-7http://hdl.handle.net/10400.2/3672Colóquio realizado em Lisboa de 21 a 23 de Junho de 2012O acesso massivo à escola não garantiu o sucesso de todos. A gestão da diversidade de públicos escolares, inclusive dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) implicou a flexibilização e diferenciação curricular, na qual se inscrevem a Transição para a Vida Ativa/ Adulta (TVA) e o Plano Individual de Transição (PIT). A supervisão do processo revela-se então crucial na promoção de um percurso educativo bem sucedido, potenciador de desenvolvimento pessoal, inclusão social e profissional.porPlano Individual de TransiçãoNecessidades educativas especiaisInclusãoO Plano Individual de Transição no 3º ciclo : que repercussões?conference object