Vila Maior, Dionísio2022-07-252022-07-2520212239-0367http://hdl.handle.net/10400.2/12075Tendo como base de reflexão o Livro do Desassossego, de Bernardo Soares, irei refletir sobre diversas problemáticas que considero centrais, relativamente a esta obra deste semi-heterónimo pessoano: a problemática da referencialidade; o sentido de liberdade que encontra na esfera do literário; o diálogo (central neste semi-heterónimo pessoano) entre o eu biográfico e o eu ficcional, tendo sobretudo em conta as possibilidades de leitura que impendem sobre essa relação; o modo como o narrador Bernardo Soares vai fixando a (re)constituição de um eu nas “autobiografia sem factos” como o próprio identifica o seu Livro; a desconstrução do autobiográfico; a compleição diarística que acaba por determinar em parte o processo de representação do Livro — não identificáveis, contudo, de forma unilateral com o registo indexado da realidade empírica; o seu posicionamento crítico relativamente a um contexto civilizacional “esvaziado” do respeito por cada indivíduo; a busca identitária por parte do narrador, que procura reconstruir-se através do vigor estético-literário com que vai divagando constantemente sobre núcleos temáticos rubricados pela angústia, pelo ceticismo, pela intranquilidade, pelo desassossego; o posicionamento de Bernardo Soares perante a escrita literária enquanto escrita.Based on Bernardo Soares’ Book of Disquiet, I will reflect on several issues that I consider central to this work by this semi-heteronymous person: the problem of referentiality; the sense of freedom he finds in the literary sphere; the dialogue (central to this semi-heteronomous person) between the biographical self and the fictional self, taking into account above all the possibilities of reading that they imply on this relationship; the way in which the narrator Bernardo Soares fixes the (re)constitution of a self in the “autobiography without facts” as he himself identifies his Book; the deconstruction of the autobiographical; the daily complexion that ends up partially determining the process of representation of the Book - not identifiable, however, unilaterally with the indexed record of the empirical reality; its critical positioning in relation to a civilized context "emptied" of respect for each individual; the narrator's search for identity, which seeks to reconstruct himself through the aesthetic-literary vigor with which he constantly digresses on thematic nuclei initialed by anguish, skepticism, uneasiness, unrest; Bernardo Soares' position on literary writing as writing.porFernando PessoaBernardo SoaresLivro do DesassossegoRepresentação literáriaDiárioEscritaBook of disquietLiterary representationDiaryWritingO Livro do Desassossego e a essência literária da escritajournal article10.1285/i22390359v44p3592239-0359