Seara, IsabelBello, Maria do Rosário LupiSantos, Maria Teresa Negrão Ogando dos2018-09-282018-09-282018-07-232018-09-28Santos, Maria Teresa Negrão Ogando dos - Essência ou marginalidade da carta na narrativa fílmica de Manoel de Oliveira [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 131 p.http://hdl.handle.net/10400.2/7526O presente projeto pretende evidenciar a importância que a carta tem na obra cinematográfica do realizador Manoel de Oliveira (1908- 2015), a partir do estudo de um corpus de cinco dos seus filmes mais marcantes sob o ponto de vista epistolográfico. Vamos comparar os diferentes tipos de cartas que surgem nesses filmes, e questionar a sua influência no espaço-tempo da narrativa fílmica. Após convocar as características discursivas do texto epistolar e partindo do pressuposto de que é um texto que, depois de retirado do envelope fechado, espera ser desvendado, iremos mostrar como a carta, ao ser lida na narrativa fílmica, implica a exibição desse sigilo a terceiros. Adotando uma abordagem comparatista, evidenciamos os processos de transcodificação da carta na narrativa fílmica, partindo do pressuposto da sua dimensão relacional. Analisando os temas privilegiados e escamoteados e as diversas tipologias epistolares presentes, focamo-nos num paradoxo do género epistolar: por um lado, é um ato privado entre dois pólos, emissor e recetor; por outro, no contexto da narrativa fílmica, as cartas privadas entram na esfera do público ao serem, também, reveladas ao espetador.The purpose of this project is to emphasize the importance of the letter in the cinematographic work of director Manoel de Oliveira (1908-2015) by analysing of a corpus of five of his films, particularly significant from the epistolary point of view. We will compare the different types of letters present in those films, and determine the degree of its influence in the space-time of the film narrative. After summoning the discursive characteristics of the epistolary text, and assuming this is a text that, after being withdrawn from its sealed envelope, is expected to be unveiled, we will determine how the letter, when read within the film narrative, implies the disclosure of its secrecy to third parties. Adopting a comparative approach, we will make evident the transcoding processes of the letter into the film narrative, presupposing its relational dimension. Approaching the privileged and concealed themes as well as the several epistolary typologies present, we will focus on a paradox of the epistolary genre: on the one hand, it constitutes a private act between two poles, sender and receiver; on the other hand, in the context of the film narrative, private letters are made public, insofar as they are also revealed to the audience.porManuel de Oliveira, 1908-2015CartasNarrativa fílmicaCinemaDiscurso epistolarPrivado versus públicoLettersEpistolary discoursePrivate versus PublicFilm narrativeManoel de OliveiraEssência ou marginalidade da carta na narrativa fílmica de Manoel de Oliveiramaster thesis201987422