Clemente, Bianca Jussara BorgesMoreira, J. AntónioTrindade, Sara Dias2023-02-132023-02-132021CLEMENTE, Bianca, MOREIRA, J. António & DIAS- TRINDADE, Sara (2021). O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais. Revista EducaOnline, 15 (2), maio-agosto 2021, 119-1351983-2664http://hdl.handle.net/10400.2/13387As Humanidades Digitais abarcam estudos interdisciplinares sobre novas narrativas e ferramentas digitais, como também, como esses elementos do ciberespaço e da cibercultura perpassam os cotidianos e contribuem para alavancar novos projetos e performances educacionais. Nesse trabalho apresentamos e discutimos os encaminhamentos de inserção do gênero digital fanfiction, dos espaços digitais de autoria em propostas educacionais. Para tanto, os sujeitos contemporâneos, em espaços digitais, são confrontados a interagir, elaborar e a compartilhar autorias próprias, coautorias, autorias múltiplas/coletivas em espaços digitais e espaços escolares. Assim, os construtos teóricos que fundamentam esse trabalho partem de diversos campos do conhecimento, estabelecendo assim o caráter interdisciplinar ao dialogar com as teorias sobre ciberespaço e cibercultura que são elencados como enquadres teóricos. Esse estudo está fundamentado no paradigma qualitativo, encaminhando-se a uma investigação empírica seguida pela discussão da geração dos dados. A relevância dessa pesquisa está situada na elaboração de encaminhamentos teóricos possíveis sobre as novas perspectivas literárias em espaços digitais, sobretudo, a partir das propostas educacionais de elaboração/consumo do gênero digital fanfiction em contextos escolares.Digital Humanities comprise interdisciplinary studies on new narratives and digital tools, as well as how these elements of cyberspace and cyberculture cross everyday life and contribute to leveraging new educational projects and performances. In this work we present and discuss the insertion of the digital fanfiction genre, of the digital spaces of authorship in educational proposals. Therefore, contemporary subjects, in digital spaces, are confronted to interact, elaborate and share their own authorship, co-authorship, multiple/collective authorship in digital spaces and education spaces. Thus, the theoretical constructs that underlie this work start from different fields of knowledge, thus establishing the interdisciplinary character when dialoguing with the theories about cyberspace and cyberculture that are listed as theoretical frameworks. This study is based on the qualitative paradigm, leading to an empirical investigation followed by the discussion of data generation. The relevance of this research is situated in the elaboration of possible theoretical approaches on the new literary perspectives in digital spaces, above all, from the educational proposals of elaboration / consumption of the digital fanfiction genre in educational contexts.porAnfictionHumanidades digitaisCultura digitalEducaçãoDigital humanitiesCyberspaceEducationO Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionaisjournal article