Moreira, DarlindaPires, Gisela2016-11-302016-11-302012978-989-689-279-1http://hdl.handle.net/10400.2/5813A apetência para a matemática e nomeadamente, para o cálculo mental, nas crianças ciganas é uma ideia que tem vindo a ser destacada especialmente pelos professores do 1º ciclo. Com efeito, apesar do insucesso escolar destas crianças, estudos recentes têm vindo a comprovar a ideia de que não só a matemática é uma área escolar em que as crianças ciganas apresentam menos dificuldades como também têm documentando as estratégias de cálculo mental das crianças e recolhido elementos sobre a sua relação com a matemática. Neste texto pretende-se evidenciar como actividades de índole matemática são integradas e praticadas no processo educativo das crianças ciganas e destacar como as crianças as utilizam na escola.porCrianças ciganasCálculo mentalProcesso educativoEtnomatemáticaProcesso educativo domésticoResolução de problemasO processo educativo das crianças ciganas e a aprendizagem da matemáticabook part