Novo, AnaBastos, Glória2020-01-032020-01-032019Novo, Ana; Bastos, Glória - Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017. In Congresso Literacia, media e Cidadania, 5, Aveiro, 2019 - "Tecnologia, desinformação e ética [Em linha]: livro de atas". Editado por Sara Pereira. Braga: CECS, 2019. ISBN 978-989-8600-86-8. p. 244-257978-989-8600-86-8http://hdl.handle.net/10400.2/9009O processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, tem vindo a realizar-se através da aplicação de um modelo de autoavaliação. Este instrumento assenta num conjunto de elementos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a alunos dos diferentes níveis de escolaridade. O modelo contempla quatro domínios, que constituem parcelas de análise e avaliação em harmonia com os principais eixos de trabalho da Biblioteca Escolar, sendo no domínio A. “Currículo, literacias e aprendizagem”, que se aponta para uma atuação na área da literacia mediática, concretamente no subdomínio A2. “Formação para as literacias da informação e dos media”. Nesta comunicação, examinamos as respostas obtidas através dos questionários aplicados, no referido âmbito, a alunos dos distritos de Évora, Leiria, Setúbal e Vila Real, nos anos de 2015 e 2017. Essa análise foca-se nas questões que remetem de forma mais direta para a realização de atividades relacionadas com os meios de comunicação social e o desenvolvimento de competências para a publicação de conteúdos na internet e aquisição de comportamentos seguros nesse contexto. O estudo efetuado cruza as regiões e os dois períodos temporais indicados, verificando as incidências e os contrastes nas dimensões estudadas no universo observado. A partir dessa análise, apontam-se algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar nas questões da literacia, nomeadamente a literacia mediática, e desenham-se alguns caminhos de desenvolvimento.porLiteracia para os mediaRede de Bibliotecas EscolaresMABE - Modelo Avaliação das Bibliotecas EscolaresLiteracia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017conference object