Tumbo, DionísioMorgado, Lina2023-12-182023-12-182023Tumbo, D., Morgado, L. (2023). Panorama da Qualidade da Educação a Distância e eLearning em Instituições de Ensino Superior em Moçambique: primeiros resultados.. In L. Morgado, J. Bidarra, J. Paz, J. Cravino, A. Loureiro (2023). Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES, pp.127-134. LE@D, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5978-972-674-954-7http://hdl.handle.net/10400.2/15271Este capítulo insere-se no Pós-Doc acolhido no centro de investigação LE@D e DEED "Referencial de Qualidade para Modelos de Educação a Distância e eLearning em Instituíções de Ensino Superior em Mogambique" com o nº de referência UID437ZIFCT-FA-PPhD202L-01.Nestes tempos (pós)pandémicos, em Moçambique, verifica-se um exponencial proliferação e oferta de programas de educação e formação que optam em modelos emergentes da Educação a Distância e eLearning, porém, com experiências e práticas variadas, caracterizadas por menos rigor na observância de principais referenciais da garantia de qualidade. Vale reconhecer, em parte, que a temática de qualidade nestes modelos de ensino é bastante jovem e permeadas por dissensos. É neste contexto que emerge este artigo a reportar o diagnóstico panorâmico das práticas de EaD e eLearning em IES moçambicanas. E, para a pesquisa empírica, adotamos o método de Survey, lançado online, aderido consciente e voluntariamente por 656 participantes das 11 províncias do país. Os resultados preliminares, revelam a existência de variações, ainda que não estatisticamente significativos, nas práticas e experiências, o que sugere a construção de um referencial que contribua para a garantia de qualidade em EaD e eLearning.porEducação a distânciaeLearningQualidadeMoçambiquePanorama da qualidade da educação a distância e eLearning em Instituições de Ensino Superior em Moçambique: primeiros resultadosconference objecthttps://doi.org/10.34627/leadt.2023.5