Casotti, JanaynaSeara, Isabel2017-03-202017-03-202016-11Casotti, Janayna; Seara, Isabel - Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem. “Intersecções [Em linha]: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais”. ISSN 1984-2406. A. 3, nº 9 (novembro 2016), p. 121-1321984-2406http://hdl.handle.net/10400.2/6315As interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem.porResponsabilidade enunciativaAnálise do discursoComportamentos enunciativosInterações virtuaisAnálise discursivo-pragmáticaAmbiente virtual de aprendizagemFormação docenteComportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagemjournal article