Abrantes, PedroHenriques, Cláudia Sofia da Silva de Freitas2025-04-172025-04-172025-04-072025-04-17http://hdl.handle.net/10400.2/19841Tese de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade AbertaAs mudanças decorrentes da reconfiguração da rede escolar na Região Autónoma da Madeira, que têm vindo a acontecer nas últimas décadas, e que se têm traduzido na criação, fusão, extinção ou reestruturação de estabelecimentos de educação ou de ensino, impõem às diferentes comunidades escolares implicadas a (re)construção da sua cultura organizacional. Neste sentido, este estudo tem como principal propósito conhecer os desafios e potencialidades que emergem deste processo em escolas fusionadas, na perceção dos seus docentes. A investigação envolveu duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAM que resultaram de uma fusão com outras escolas, ocorrida num período entre seis e dez anos. Trata-se, assim, de um estudo de caso múltiplo de caráter exploratório, assente numa abordagem metodológica mista, combinando as técnicas quantitativas, com base na aplicação de um questionário aos docentes, e as técnicas qualitativas, por meio da realização de entrevistas às direções das respetivas escolas. Os dados foram tratados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram perceber que a fusão entre estas escolas não foi impactante em termos de práticas e rotinas profissionais e possibilitaram caraterizar a cultura organizacional das duas escolas, marcada pelo equilíbrio entre a conformidade e a inovação, assim como moderadamente adaptável à mudança. Foi possível identificar os desafios e as potencialidades na (re)construção da cultura organizacional, compreender o papel das lideranças na gestão da mudança, assim como identificar as práticas que os docentes privilegiam para fomentar as potencialidades e superar os desafios que daqui advêm.The changes resulting from the reconfiguration of the school network in the Autonomous Region of Madeira, which have been happening in recent decades, and which have resulted in the creation, merger, extinction or restructuring of education or teaching establishments, impose on the different school communities involved the (re)construction of their organizational culture. In this sense, this study has as main purpose to know the challenges and potentialities that emerge from this process in merged schools, as perceived by their teachers. The research involved two schools of different typologies and contexts in the Autonomous Region of Madeira, which resulted from a merger with other schools six to ten years ago. It is, therefore, an exploratory multiple case study based on a mixed methodological approach, combining quantitative techniques, based on the application of a questionnaire to teachers, and qualitative techniques, through interviews with the heads of the respective schools. The data was processed using statistical analysis and content analysis. The results of the study showed that the merger between these schools had no impact on professional practices and routines and made it possible to characterise the organisational culture of the two schools, marked by the balance between conformity and innovation, as well as moderately adaptable to change. It was possible to identify the challenges and potentialities in the (re)construction of the organisational culture, to understand the role of leadership in change management, and to identify the practices that teachers favour to foster the potentialities and overcome the challenges that arise.porMudança organizacionalCultura organizacionalGestão da mudançaLiderançaOrganizational changeOrganizational cultureChange managementLeadershipDesafios e potencialidades na (re)construção da cultura organizacional em escolas resultantes de fusão: estudo de caso em duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAMmaster thesis203942078