Seabra, Filipa2015-02-022015-02-022011Seabra, Filipa - Pedagogia por competências no ensino básico : análise de conceções e práticas docentes. In SPCE 2011. Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 11, Guarda, 2011 - "Livro de atas do XI congresso..." [Em linha]. Coordenado por Carlos Sousa Reis e Fernando Sá Neves. Guarda : Instituto Politécnico da Guarda, 2011. ISBN 978-972-8681-35-7. Vol. 1, p. 49-54978-972-8681-35-7http://hdl.handle.net/10400.2/3662Congresso realizado no Instituto Politécnico da Guarda de 30 de Junho a 2 de Julho de 2011A organização curricular por competências integrou o currículo do ensino básico nacional em 2001, com a publicação do Decreto-Lei 6/2001 e do documento «Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais». Quase 10 anos após a sua introdução, impunha-se a avaliação desta reforma curricular, uma vez que “o futuro de uma reforma joga-se nas instituições e nas salas de aula” (Perrenoud, 2003: 18). A presente comunicação apresenta as formas de apropriação e alterações imprimidas à prática docente por uma amostra de 6 professores do Ensino Básico dos Distritos de Braga e do Porto, estudadas através de uma entrevista semi-estruturada.porCurrículoCompetênciaPedagogia por competências no ensino básico : análise de conceções e práticas docentesconference object