Rocio, VitorPinto, Herbert Laroca Mendes2020-08-052020-05-252020-08-05Pinto, Herbert Laroca Mendes - Análise de sentimento e desempenho de participantes em MOOC da Universidade Aberta de Portugal [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2019. 86 p.http://hdl.handle.net/10400.2/9922A escrita é uma forma de registro da expressão humana. Durante a escrita são expressos fatos e opiniões, posteriormente armazenados em sistemas de informação. As plataformas de e-learning são ambientes educacionais de ensino à distância e exemplo de sistemas de informação que armazenam fatos e opiniões. Um caso específico de ambiente de e-learning é o MOOC (Massive Open Online Course). O objetivo desta pesquisa é combinar quatro API (Interface de programação de aplicativo) de análise de sentimento, nomeadas Amazon Comprehend, Google Natural Language, IBM Watson Natural Language Understanding e Microsoft Text Analytics e criar a média ponderada dos scores destas APIs para efetuar a análise da polaridade do sentimento em um ambiente MOOC. Outro objetivo desta pesquisa é estudar se existe relação entre a polaridade de sentimento expressa nas intervenções online e o aproveitamento acadêmico dos participantes em MOOC da Universidade Aberta de Portugal. A pesquisa cita e discute os trabalhos relacionados, classificados por abordagens técnicas. A solução é demonstrada com etapas bem definidas tanto do ponto de vista científico quanto do ponto de vista metodológico. É utilizada uma visão científica positivista, com análise racional e qualitativa de dados experimentais, coletados de sistemas de informação e aplicados a um ambiente já operacional. A pesquisa é avaliada em termos de revocação (recall) e precisão da análise algorítmica de sentimentos, confrontada com sentimentos classificados de forma qualitativa por humanos. As conclusões apontam que o método de análise combinada da polaridade de sentimento é válido para efetuar medidas precisas de polaridade de sentimento no ambiente MOOC e que não existe relação direta entre a polaridade de sentimento e o aproveitamento acadêmico dos participantes em MOOC da Universidade Aberta de Portugal.Writing is a way of recording human expression. During writing, facts and opinions are expressed and stored in information systems. E-learning platforms are educational environments of distance learning and examples of information systems that store facts and opinions. A specific case of e-learning environment is the MOOC (Massive Open Online Course). The objective of this research is to combine four sentiment analysis API (Application program interface), described by Amazon Natural Language, Google Natural Language, IBM Watson Natural Language Understanding, and Microsoft Text Analytics to create a weighted average of these API scores to analyze the polarity of sentiments in a MOOC environment. Another objective of this research is to study if exists the relationship between the polarity of sentiment expressed in the online interventions and the academic achievement of the participants in the Universidade Aberta de Portugal.. The research cites and discusses the related works, classified by technical approaches. The solution is demonstrated with well-defined steps from both the scientific and methodological point of view. A positivist scientific view is used, with rational and qualitative analysis of experimental data, collected from information systems and applied to an already operational environment. The research is evaluated in terms of recall and precision of the algorithmic sentiment analysis, confronted with sentiment classified qualitatively by humans. The conclusions indicate that the combined polarity of sentiment analysis method is valid for performing accurate polarity of sentiment measurements in the MOOC environment and there is no direct relationship between polarity of sentiment and academic achievement of participants from Universidade Aberta de Portugal MOOC´s.porLearning analyticsMOOCsAnálise de sentimentoLearning analyticsSentiment analysisAnálise de sentimento e desempenho de participantes em MOOC da Universidade Aberta de Portugalmaster thesis202509869