Alvarez, Teresa2020-06-152020-06-152019Alvarez, Teresa(2019). "Igualdade de género e formação de docentes: das políticas públicas às estratégias de intervenção – mudanças e resistências" in Teresa Alvarez, Teresa Joaquim e Teresa Pinto (org.) Estudos sobre as Mulheres. Conhecimentos itinerantes, percursos partilhados, Lisboa, CEMRI/Universidade Aberta, pp. 70-79.978-972-674-863-2http://hdl.handle.net/10400.2/9779No quadro das políticas públicas para a Igualdade entre Mulheres e Homens dirigidas à educação formal, o artigo centra-se na principal estratégia seguida pelo mecanismo nacional para a igualdade (atual CIG) em estreita colaboração com investigadoras/es de diversas instituições de ensino superior, ao longo das últimas décadas. Recordando os principais projetos de intervenção destinados às escolas e de forma especial às e aos docentes dos ensino básico e secundário, bem como profissionais de educação de infância, apresentam-se algumas reflexões e, a partir delas, algumas sugestões que visam mudar os objetivos e as metodologias seguidas na formação de docentes.porFormação de docentesMainstreaming de géneroSsistema escolarMecanismo para a igualdadePprojetos de intervençãoPolíticas públicasIgualdade entre homens e mulheresIgualdade de género e formação de docentes: das políticas públicas às estratégias de intervenção: mudanças e resistênciasbook part