Castelo, Adelina2023-01-052023-01-052022Castelo, A. (2022). A pronúncia de línguas não maternas no ensino a distância: uma proposta para o Português (e não só). Revista STEM+L, 2, pp. 163-182.2706-8137http://hdl.handle.net/10400.2/13058O treino da pronúncia é frequentemente descurado no ensino presencial de língua não materna, apesar de se verificar simultaneamente, entre académicos e profissionais, uma valorização crescente deste elemento da oralidade e uma exploração de novas estratégias para a sua concretização através de ferramentas digitais. Uma revisão da literatura sobre o ensino a distância sugere igualmente o pouco investimento no ensino da pronúncia neste contexto. Assim, neste artigo, com base numa revisão bibliográfica reflexiva sobre o ensino da pronúncia, o treino da pronúncia assistido por computador e o ensino da oralidade de uma língua não materna a distância, elabora-se uma proposta de cruzamento entre o trabalho explícito da pronúncia e o ensino a distância. Esta proposta é exemplificada com uma sequência didática para o Português Língua Não Materna, mas pode igualmente constituir um guião de trabalho para o ensino de qualquer língua não materna.porEnsino da pronúnciaEnsino a distânciaPortuguês língua não maternaTreino da pronúncia assistido por computadorA pronúncia de línguas não maternas no ensino a distância: uma proposta para o português (e não só)journal article