Flor, PedroTadeia, Helena R. Duarte2013-11-292013-11-292013Tadeia, Helena R. Duarte - Contributos para o estudo da colecção de pintura do Museu Rainha Dona Leonor (Beja) [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2013. 349 p.http://hdl.handle.net/10400.2/2684Dissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade AbertaA presente dissertação insere-se nos âmbitos da Museologia e da História da Arte e diz respeito a um trabalho de pesquisa desenvolvido entre Setembro de 2011 e Outubro de 2012. Esta investigação teve simultaneamente por objectos de estudo a história da existência do mais antigo museu, não só da cidade de Beja, como do país – o actual Museu Rainha Dona Leonor, também designado por Museu Regional de Beja (MRDL/MRB) – que conta com mais de dois séculos de existência e a história das suas colecções de pintura expostas, procurando-se em especial, esclarecer sobre a proveniência das obras em questão e ulterior percurso até a sua musealização. O desenvolvimento do presente ensaio explorou hipóteses várias de procedência das pinturas, com as antigas colecções de Frei Manuel do Cenáculo – fundador do primitivo museu de Beja em 1791 – a ocupar lugar de destaque, distribuindo-se a proveniência das restantes entre o próprio Convento da Conceição, onde actualmente está instalado o Museu Rainha D. Leonor e os espólios remanescentes do Paço Episcopal e de igrejas e conventos desaparecidos da capital do Baixo-Alentejo. A investigação levada a cabo trouxe alguns contributos preciosos para a história, quase ignota, de uma importante colecção de pintura, permitindo hoje, sem dúvida, melhor compreendê-la. O que antes não passava de um grupo de pinturas, aparentemente reunidas de forma aleatória, das quais se desconhecia quase tudo – nomeadamente a proveniência, essencial para as compreender enquanto colecção – é hoje um conjunto coerente, em que a presença de todas as peças se articula de acordo com um propósito lógico, que procuraremos esclarecer ao longo do articulado. As conclusões a que chegámos vêm contrariar a assunção que até à data tem prevalecido, que dava o essencial do corpus pictórico do MRDL como proveniente dos espólios remanescentes de demolidas igrejas e conventos extintos de Beja e arredores, o que, de todo, não se verifica.porMuseu Rainha Dona Leonor (Beja, Portugal)História da arteMuseologiaColeções de museusPinturaPreservação da propriedade culturalNovas tecnologiasBejaPortugalCollectionPaintingArtworkPanelMuseumProvenanceApplicationMultimédiaContributos para o estudo da colecção de pintura do Museu Rainha Dona Leonor (Beja)master thesis201139375