Moreira, Darlinda2019-08-012019-08-012004Moreira, Darlinda - O jogo na matemática e na educação. In Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina, coord. - "O jogo e a matemática" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2004. ISBN 972-674-437-7. p. 57-87972-674-437-7http://hdl.handle.net/10400.2/8462Jogar e brincar são atividades humanas praticamente tão antigas como o próprio homem e que se encontram relacionadas com a génese da atividade Matemática. Depois de analisar a universalidade e intemporalidade do jogar e do brincar, apresentando, sumariamente, algumas das suas especificidades, este capítulo analisa como jogos, paradoxos e puzzles se encontram relacionados com a Matemática em múltiplos aspetos. Nomeadamente, vamos observar como vários tipos de passatempos e outras atividades recreativas têm acompanhado o desenvolvimento da Matemática e do processo educativo, fazendo parte da atividade lúdica, e das práticas domésticas e escolares que contribuem para o desenvolvimento matemático do ser humano e da criança em especial.porJogoMatemáticaBrincarPré-escolarFamíliaO jogo na matemática e na educaçãobook part