Aires, LuísaAlmeida, LeandroInstituto de Educação, Universidade do Minho2025-02-282025-02-282024-10-18Aires, L., Almeida, L. (2024). Escala de Usos da Internet: Validação da versão portuguesa”, Seminário Recursos de Carreira e Empregabilidade no Ensino Superior: Diversidade e Intervenção em Contextos Dinâmicos, 18 de outubro, 2024, Instituto de Educação da Universidade do Minho (poster)http://hdl.handle.net/10400.2/19695A evolução tecnológica e a crescente pressão social para o uso da Internet têm evidenciado desigualdades no seu uso, tanto nas condições de acesso, como das competência de uso e usufruto. Estas desigualdades impactam na vida das pessoas, em particular na sua formação e atividade profissional. O conceito de fosso digital tem evoluído, passando do acesso básico às tecnologias digitais (1º nível) para as competências de uso destas tecnologias (2º nível) e, mais recentemente, para os resultados tangíveis do uso da internet (3º nível) (Scheerder et al., 2017). No presente estudo foi aplicada e validada uma escala de Usos da Internet. A Escala de Usos da Internet adaptada ao contexto português mostrou-se robusta e adequada para avaliação dos padrões de uso entre os estudantes universitários.porUsos da InternetValidação de EscalaEstudantes do Ensino SuperiorEscala de Usos da Internet: validação da versão portuguesaconference object