Gonçalves, Luís Carlos Pimenta2020-02-102020-02-102019-07-01Gonçalves, Luís Carlos Pimenta - Variações e recriações cinematográficas de Madame Bovary. "Revista ICONO14 [Em linha]: Revista Científica de Comunicação e Tecnologias Emergentes". ISSN 1697-8293. Vol. 17, nº 2 (2019), p. 82-1081697-8293http://hdl.handle.net/10400.2/9232A literatura tem sido desde a criação do cinematógrafo fonte inspiradora de filmes e guiões. Obras literárias pertencentes ao cânone literário foram e são, por conseguinte, objeto apetecível de inúmeras adaptações e não podia escapar a este fenómeno o romance seminal da literatura realista, Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Contam-se cerca de vinte adaptações e versões do romance, nomeadamente por cineastas franceses como Jean Renoir (1933) ou Claude Chabrol (1991), ou americanos como Vicente Minelli (1949). Neste artigo debruçar-me-ei sobre duas variações interartísticas e inter-semióticas baseadas em adaptações indiretas do romance de Flaubert. Uma portuguesa, Vale Abraão (1993), de Manoel de Oliveira, a partir do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís centrado na figura de uma Bovary duriense, e outra francesa, Gemma Bovery (2014), de Anne Fontaine, recriação da novela gráfica de Posy Simmonds onde um leitor do romance francês tenta ler o real através da ficção.porCinema francêsCinema portuguêsLiteratura francesa (séc. XIX)Literatura portuguesa (séc. XX)Novela gráficaAdaptaçao cinematográficaVariações e recriações cinematográficas de Madame BovaryVariaciones y recreaciones cinematográficas de Madame BovaryVariations and cinematographic recreations of Madame Bovaryjournal articlehttps://doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1355