Almeida, Ana PatríciaMatos, Simão2020-06-032023-02-212020-02-212020-06-03Matos, Simão - Ser pelas artes [Em linha]: o contributo da educação pela arte para a mudança do clima organizacional: papel e relevância da direção. [S.l.]: [s.n.], 2019. 262 p.http://hdl.handle.net/10400.2/9754Cada escola é singular e, dentro da sua organização, muitos dos indicadores que a tornam particular, podem ser trabalhados de acordo com as necessidades. Configura-se, assim, como um espaço modelável, que pode ser transformado através implementação de certas dinâmicas, pela ação dos atores que a compõem, onde o líder desempenha um papel fundamental. A qualidade da escola depende muito da perceção do clima e da cultura organizacional, sendo que o grau de satisfação que resulte da vivência nesse espaço, poderá ter um impacto positivo na sua redefinição. O estudo teve como finalidade entender a importância do clima organizacional na definição da qualidade da escola, e aferir se o reforço da educação pelas artes, materializada através de um programa de expressão artística e emocional (consciente da importância da expressão artística, do processo criativo, e do trabalho das emoções junto dos alunos), pode contribuir de forma positiva para a melhoria do clima organizacional. Para a concretização dos objetivos, após a revisão bibliografia de modo a esclarecer-nos sobre os conceitos transversais, foi estruturado um programa de expressão artística e emocional e aplicado a um grupo de alunos entre os 15 e 17 anos de idade, durante o período de um ano letivo. Foram recolhidos dados através de aplicação de testes aos alunos em diferentes momentos do estudo, dos relatórios individuais a partir da sua experiência vivencial e dos registos de observação relativos à implementação semanal do programa. Este trabalho incidiu sobre Escola Europeia de Alicante, onde a multiculturalidade dos seus alunos é muito presente, uma vez que são provenientes de diversos países. A análise dos dados indicou existir uma tendência junto dos alunos que vivenciaram o programa (que lhes ofereceu algo mais que não encontram noutras disciplinas), para se sentirem melhor na escola, o que poderá resultar numa influência positiva na perceção que eles mesmos passarão e ter sobre o clima de escola. No entanto as limitações do estudo, não nos permitiram encontrar uma resposta objetiva, sobretudo por existirem múltiplos indicadores que não nos foi possível aferir, sobretudo, fora do contexto de aplicação do programa. No entanto, foram trabalhados indicadores que nos parecem muito úteis, para eventuais futuras investigações mais completas sobre este tema.Each school is unique and, within its organization, many of the indicators that make it particular can be worked on as needed. The school is a modelable space, in which the implementation of specific dynamics, through the action of its actors, and where the leader plays an important role, can perform changes. The school quality depends much on people's perception of its climate and organizational culture. The high satisfaction resulting from living there may have a positive impact on its redefinition. The purpose of the study was to understand the importance of the organizational climate in defining the school quality, and to assess whether the reinforcement of arts education, materialized through an artistic and emotional expression program (aware of the artistic expression, the creative process, and the work of emotions with students importance), can contribute positively to the improvement of the organizational climate. To achieve the objectives, after reviewing the bibliography in order to clarify the transversal concepts, a program of artistic and emotional expression was structured and applied to a group of students between 15 and 17 years old, during the academic year. Data were collected by applying tests to students at different moments of the study, individual reports from their experience and observation records taken from the weekly implementation of the program. This work took place at the European School of Alicante, where the multiculturalism of its students is very present since they come from different countries. Data analysis indicated that there was a tendency among students who experienced the program (which offered them something else that they do not find in other subjects) to feel better at school, which could result in a positive influence on their perception about the school climate. However, the limitations of the study did not allow us to find an objective answer, mainly because there were multiple indicators that we could not measure, especially outside the context of the application of the program. Nevertheless, we have worked out indicators that seem to be very useful for possible further research on this topic.porEscola Europeia de AlicanteEscolaArteEducaçãoMudançaClima organizacionalCultura organizacionalEmoçõesCriatividadeLiderançaArt and educationEmotionCreativityLeadershipClimate and organizationalCultureSer pelas artes: o contributo da educação pela arte para a mudança do clima organizacional: papel e relevância da direçãomaster thesis202484858