Jacquinet, MarcBussotti, LucaCoelho, Ana Paula da Silva Oliveira Saldanha2023-03-162023-02-272023-03-16Coelho, Ana Paula da Silva Oliveira Saldanha - A cooperação para o desenvolvimento na vida da mulher Moçambicana em meios rurais [Em linha]: estudo de mudanças no contexto da educação para o desenvolvimento sustentável. [S.l.]: [s.n.], [2023]. 340 p.http://hdl.handle.net/10400.2/13504Esta investigação ancora-se na ligação da Cooperação para o Desenvolvimento à condição de vida da mulher rural a partir da identificação das mudanças que se verificam na sua vida após experiências educativas promovidas pelos doadores. A mulher rural vive por longos períodos de tempo os efeitos das crises e dos conflitos e vive num meio cujas características, sociais e culturais, condicionam o exercício completo dos seus direitos. O trabalho constrói-se a partir de um estudo de caso que contempla o contacto direto com atores da Cooperação Sueca e com a mulher rural examinando a perceção que ela tem da intervenção dos parceiros de Cooperação assim como as mudanças reais com impato na sua vida. O estudo empírico recorre à entrevista semiestruturada e privilegia, numa fase posterior, a técnica do grupo de discussão que bem se insere na investigação qualitativa e proporciona a produção de discursos da mulher rural favorecendo a representação dinâmica da realidade. Os resultados constroem-se no período 2015 a 2020 a partir de duas categorias, a atuação da Cooperação para o Desenvolvimento em Moçambique e as Mudanças que Educação para o Desenvolvimento Sustentável proporcionou na vida da mulher rural dos distritos de Buzi e de Zavala, províncias de Sofala e de Inhambane, respetivamente. A análise aos dados direciona-nos para as limitações e para uma narrativa de atuação da Cooperação para o Desenvolvimento que precisa ser reformulada, renovada na sua complexidade e no seu impato no espaço e vida rural em Moçambique.This research is centered in the connection between Cooperation for Development and the living conditions of rural women by identifying the changes that take place in their lives after educational experiences promoted by donors. Rural women live for long periods of time under the effects of crises and conflicts and live in an environment whose social and cultural characteristics affect the full exercise of their rights. The work is based on a case study that includes direct contact with Swedish Cooperation actors and with rural women, examining their perception of the cooperation partners' intervention as well as the real changes affecting their lives. The empirical study uses semi-structured interviews and favors, in a later phase, the focus group technique, which is well suited to qualitative research and provides for the production of rural women's discourses, favoring the dynamic representation of reality. The results are structured between 2015 and 2020 on two categories, the performance of Cooperation for Development in Mozambique and the changes that Education for Sustainable Development has provided in the lives of rural women in the districts of Buzi and Zavala, provinces of Sofala and Inhambane, respectively. The data analysis directs us to the limitations and to a narrative of the actions of Development Cooperation that needs to be renewed in its complexity and its impact on rural space and life in Mozambique.porCapacidadesDesenvolvimento ruralEducação para o desenvolvimento sustentávelÉticaMulher ruralPobrezaMoçambiqueCapabilitiesEducation for sustainable developmentEthicsRural developmentRural womanPovertyA cooperação para o desenvolvimento na vida da mulher Moçambicana em meios rurais: estudo de mudanças no contexto da educação para o desenvolvimento sustentáveldoctoral thesis101680066