Costa, LuísAbelha, MartaHenriques, Susana2025-10-012025-10-012025Costa, L., Henriques, S., Abelha, M. (2025). Impacto da Avaliação Externa de Escolas na melhoria do processo de Autoavaliação – estudo de caso, Revista Meta: Avaliação, 17(56), 339-359http://hdl.handle.net/10400.2/20294Em Portugal, o referencial de Avaliação Externa de Escolas remete para a articulação com os processos de Autoavaliação das Escolas. Assim, a presente investigação pretendeu analisar se a atividade de Avaliação Externa teve impacto no processo de Autoavaliação e se promoveu melhorias organizacionais e educativas num Agrupamento de Escolas. Apresentam-se dados de um estudo de caso, tendo sido realizada numa primeira fase, a análise de documentos internos do agrupamento, seguindo-se a aplicação de um inquérito por questionário a professores da educação pré-escolar ao ensino secundário e, por último, a realização de entrevistas semiestruturadas a agentes relevantes. Os resultados evidenciam que a Avaliação Externa de Escolas funcionou como catalisadora de mudança, tendo contribuído para a consolidação de práticas de autoavaliação mais sistemáticas, para o reforço da liderança distribuída, para a criação de novos mecanismos de comunicação interna e para uma maior articulação entre equipas pedagógicas. Foi também identificado um impacto positivo na flexibilização curricular, no trabalho colaborativo entre docentes e na apropriação do plano de melhoria por parte da comunidade educativa. Conclui-se que a Avaliação Externa de Escolas teve um papel relevante na dinamização da autoavaliação e no desenvolvimento organizacional da escola, configurando-se como uma oportunidade para a construção de uma cultura de melhoria contínua.In Portugal, the framework for the external evaluation of schools refers to the articulation with the school self-evaluation processes. This research aimed to analyse whether the external evaluation activity had an impact on the self-evaluation process and whether it promoted organisational and pedagogical improvements in a group of schools. Data from a case study are presented. The first stage was an analysis of the grouping's internal documents, followed by a questionnaire survey of teachers from pre-school to secondary level, and finally semistructured interviews with relevant actors. The results indicate that the ESA has promoted the development and consolidation of the self-evaluation process, as well as organisational and pedagogical improvement. The results show that the External School Evaluation acted as a catalyst for change, contributing to the consolidation of more systematic self-evaluation practices, the strengthening of distributed leadership, the creation of new internal communication mechanisms, and greater coordination among pedagogical teams. A positive impact was also identified in terms of curricular flexibility, collaborative work among teachers, and the appropriation of the improvement plan by the educational community. It is concluded that the External School Evaluation played a significant role in energising selfevaluation and in the organisational development of the school, representing an opportunity to build a culture of continuous improvement.porAvaliação externa de escolasautoavaliação de escolasqualidade educativadesenvolvimento das organizações escolares.School external evaluationSchool self-evaluationEducational qualityDevelopment of scholar organisationsImpacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação: estudo de casoImpact of external school evaluation on improving the self-evaluation process: case studyjournal article10.22347/2175-2753v17i56.5020