Henriques, SusanaGoulão, FátimaBarros, Daniela Melaré Vieira2024-12-302024-12-302024Henriques, S., Goulão, M. F., Barros, D. (2024). ePortfólios como recurso de carreira – programa online com estudantes do ensino superior. Dialogia, 50, p. e27399. https://doi.org/10.5585/50.2024.273991677-1303http://hdl.handle.net/10400.2/17032O programa B4C -Boost for Careervisa promover e/ou melhorar a empregabilidade dos estudantes do ensino superior a partir de um enfoque nos recursos de carreira. Foi desenhado e oferecido em ambiente digital para estudantes de duas instituições de ensino superior públicas portuguesas. Noâmbito do programa cada participante desenvolveu um eportfólio enquanto instrumento de apoio à empregabilidade e de avaliação. No presente artigo apresentamos e discutimos os resultados da análise de conteúdo temática dos 151 eportfólios desenvolvidos nasduas edições do B4C. A análise temática foi orientada, por um lado, pelos temas emergentes da estrutura teórica, designadamente os recursos de carreira, e por outo lado, pela sua operacionalização por parte dos participantes. Os principais resultados evidenciam que o programa, enquanto desenvolveu competências específicas, relacionadas com os recursos de carreira e outras como as digitais, desenvolveu também a consciência para a importância dos recursos de carreira numa perspetiva de integração ou de gestão de percursos complexos.porEmpregabilidadeePortfólioRecursos de carreiraePortfólios como recurso de carreira: programa online com estudantes do ensino superiorePortfolios as career resources: online course with higher education studentsjournal articlehttps://doi.org/10.5585/50.2024.273991983-9294