Morgado, LinaOliveira, TeresaAfonso, Ana PaulaCarvalho, Isabel CristinaFerret, Nathalie2024-07-092024-07-092024Morgado, L., Oliveira, M. T.S., Afonso, A., Carvalho, C., Ferret, N. (2024). Exploring the Role of Digital Assistants and Chatbots as Learning Companions in Open and Distance Learning, EDULEARN24 16th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 1-3 July, 2024, Palma (Spain).978-84-09-62938-1http://hdl.handle.net/10400.2/16221This communication involves 2 research projects integrated into LE@D, Universidade Aberta with funding : the Erasmus + Project IDEAS- Innovative Digital Education and Skills (Ref: 2020-1-UK01-KA226-VET-094452) https://www.ideas4teachers.org; and the Portuguese Project FCT - Virtual Tutoring - The virtual tutor as a mediator of learning in online higher education (Ref. PTDC/IVC-PEC/3963/2014) https://sites.uab.pt/tutoria-virtual/pt. It also includes a doctoral researcher.Os assistentes digitais, tutores virtuais ou chatbots melhoraram significativamente o seu apoio às actividades de ensino, especialmente no caso do ensino à distância. Os avanços tecnológicos permitiram a integração destes dispositivos em várias plataformas, nomeadamente nos LMS. No ensino à distância, o apoio ao estudante é crucial, uma vez que este tipo de ensino é inteiramente mediado pela tecnologia. De acordo com a literatura, os estudantes encontram frequentemente dificuldades devido à falta de compreensão das tarefas e a factores emocionais relacionados com os seus professores e tutores (Oliveira & Morgado, 2020). Esta comunicação relata as nossas experiências de integração de assistentes digitais (tutores virtuais e chatbots) em contextos académicos, de desenvolvimento profissional e de apoio científico a estudantes de e-learning em EAD e formação de professores.engDigital assistantsVirtual tutoringStudent support systemOpen and distance learningExploring the role of digital assistants and chatbots as learning companions in open and distance learningconference object