Gomes, Maria JoãoDias, Paulo2024-07-222024-07-221999972-96834-6-8http://hdl.handle.net/10400.2/16287Comunicação a apresentada no IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, realizado em Aveiro a 18 de fevereiro de 1998.Apesar dos conceitos de "ensino a distância" e de "aprendizagem ao longo da vida" não serem novos (havendo mesmo quem sugira que poderão remontar às primeiras cartas de S. Paulo aos Coríntios! Cf. Sherron e Boettcher, 1997), temos vindo a assistir a uma enorme onda de entusiasmo e investimento nestes domínios (recordemos que 1996 foi considerado o "Ano Europeu da Formação ao Longo da Vida"). Esta comunicação pretende discutir as razões deste interesse renovado, enquadrando-as no quadro geral da Sociedade da Aprendizagem e do Conhecimento e no quadro particular das mudanças que se têm vindo a verificar nos sistemas de ensino superior. Pretende-se propôr e discutir novas alternativas para o ensino e a aprendizagem ao nível do ensino superior, as quais se apresentem mais consentâneas com as necessidades da Sociedade da Aprendizagem e do Conhecimento. Neste contexto, propõem-se metodologias de formação a distância através de ambientes de aprendizagem em rede (via Internet). A questão da formação a distância será discutida como um meio de possibilitar a diversificação curricular, a organização modular de cursos, a flexibilização espacial e temporal dos momentos de formação, a possibilidade da construção de um percurso curricular individualizado ao nível da formação inicial e contínua no ensino superior, sem prejuízo da qualidade da metodologia e da relação pedagógica. Concretizando alguns dos pontos de reflexão que se apontaram, serão apresentados os resultados de um primeiro estudo empírico realizado entre o início de Outubro e o final de Dezembro de 1997, no âmbito de uma iniciativa de formação contínua de professores.porEnsino a distânciaAprendizagem ao longo da vidaFormar a distância no ensino superior: um discurso de opinião, uma reflexão partilhada e uma experiência em cursoconference object