Pinto, JoãoCardoso, Teresa Margarida Loureiro2019-12-162019-12-162019978-989-97374-8-8http://hdl.handle.net/10400.2/8896Artigo apresentado na XI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2019, promovida pela Universidade do Minho em Braga.Este texto pretende refletir sobre as potencialidades da utilização dos jogos na aprendizagem. Para o efeito, analisa-se o conceito de jogo na sociedade e a sua influência no desenvolvimento de aprendizagens atendendo aos avanços tecnológicos, nomeadamente, quanto à aplicação da Inteligência Artificial. Conclui-se que a gamificação da aprendizagem é uma tendência, sendo um caminho inevitável e irreversível, principalmente, se considera-mos as potencialidades da aplicação da inteligência artificial aos jogos digitais.This text aims to reflect on the potential of the use of games in learning. For this purpose, the concept of game in society is analyzed and also its influence in the development of learning, bearing in mind the technological advances, namely in the application of Artificial Intelligence. It can be concluded that the gamification of learning is a trend, as an inevitable and irreversible path, specially if we consider the potential of the application of artificial intelligence to digital games.porJogosAprendizagemGamificaçãoEducaçãoJogos eletrónicosInteligência artificialGamesLearningGamificationEducationElectronic gamesArtificial intelligenceAprendizagem baseada em jogos, um caminho da gamificação na era da inteligência artificial?conference object