Areal, ZoraidaSeabra, Filipa2021-11-122021-11-122011Areal, Z., & Seabra, F. B. (2011). Satisfação e Motivação Docentes: Estudo exploratório com professores do 1.º ciclo. In. C. S. Reis & F. S. Neves (Orgs.). Livro de Atas XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Volume I (pp. 161-166). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto. (ISBN: 978-972-8681-35-7). Disponível em: http://www.ipg.pt/11congresso-spce/atas_SPCE2011_volume1.pdf978-972-8681-35-7http://hdl.handle.net/10400.2/11373Congresso realizado no Instituto Politécnico da Guarda de 30 de Junho a 2 de Julho de 2011.A satisfação e a motivação são conceitos polarizadores e dependentes de inúmeras variáveis. São dois conceitos que assumem uma importância acrescida, já que se encontram subjacentes na ideia de que a qualidade de educação depende, intrinsecamente, da estabilidade física, emocional e psicológica de todos os agentes que nela intervêm. Conscientes da escassez de estudos em Portugal no seio dos professores do 1º ciclo, procuramos, com a presente investigação, cujos resultados preliminares apresentamos, conhecer e caracterizar o grau de satisfação e de motivação de 100 professores do 1º ciclo do ensino básico (dos distritos do Porto e de Aveiro) recorrendo a um inquérito por questionário.porSatisfação e motivação docentes: estudo exploratório com professores do 1.º cicloconference object