Lima, CatarinaAires, LuísaAzevedo, JoséRebollo, M. ÁngelesGarcía-Perez, Rafael2015-05-252015-05-252014978-989-8765-01-7http://hdl.handle.net/10400.2/4080O papel das mulheres, em Portugal, especialmente a partir de 1974, apresenta uma dimensão mais alargada e ativa no domínio laboral, resultado da emancipação feminina e do aumento das competências académicas e profissionais. O nosso estudo surge, precisamente, com o objetivo de compreender as dinâmicas que o uso das redes sociais pode exercer no âmbito do empreendedorismo feminino, em contextos rurais. Através de uma metodologia mista, procurou-se explorar as práticas da utilização das redes sociais de mulheres residentes no concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo. Os resultados do estudo sugerem a importância do nível de escolarização no uso das tecnologias digitais, embora a aprendizagem, a nível digital, seja adquirida em contextos informais. Evidencia-se o valor relacional das redes sociais no quotidiano deste grupo de mulheres e, ainda, a importância da aprendizagem em rede para o desenvolvimento de negócios online, criados por mulheres empreendedoras.porInclusão digitalRedes sociais onlineAcessoUsoQualidade relacionalMulheres empreendedoras em contextos rurais e a aprendizagem informal nas redes sociaisbook part