Carolei, PaulaMorgado, LinaVieira, Caroline2023-10-302023-06-272023-10-30Vieira, Caroline - Design educacional de conteúdos em EAD no âmbito profissional [Em linha]: avaliação de um modelo. [S.l.]: [s.n.]. 2023. 202 p.http://hdl.handle.net/10400.2/15121A partir da hipótese de subutilização dos materiais didáticos no contexto educacional de nível superior, propõe-se uma alternativa por meio do design educacional e da hipertextualidade. Para fundamentar essa proposta, a dissertação explora a relação da cibercultura com a leitura, destacando a hipertextualidade, a multimodalidade, a participação ativa do leitor e a personalização dos conteúdos. Este estudo é conduzido com base na abordagem do Design Science Research (DSR) (com a criação de um artefato) (Carstensen, Bernhard, 2019; Dresch, 2015) e na pesquisa-formação na cibercultura (Santos, 2019), valorizando a participação ativa e a colaboração dos envolvidos durante o processo. A pesquisa culmina na proposta de um framework para orientar o design educacional de forma crítica, complexa e que amplie as possibilidades interação e colaboração. As principais conclusões desta dissertação destacam os desafios relacionados às leituras rápidas e pouco profundas, características da cibercultura; a importância de reconstruir habilidades de interpretação e aprofundamento de forma crítica, explorando a hipertextualidade; e a reflexão sobre interfaces tecnológicas mais atuais e seus impactos sobre os processos de autoria e abordagem crítica da informação.Based on the hypothesis of underutilization of didactic materials in the University education context, an alternative is proposed through educational design and hypertextuality. To substantiate this proposal, the dissertation explores the relationship between cyberculture and reading, highlighting hypertextuality, multimodality, active reader participation and personalization of content. This study is conducted based on the Design Science Research (DSR) approach (with the creation of an artifact) (Carstensen, Bernhard, 2019; Dresch, 2015) and training research in cyberculture (Santos, 2019), valuing the active participation and collaboration of those involved during the process. The research culminates in the proposal of a framework to guide educational design in a critical, complex way that expands the possibilities for interaction and collaboration. The main conclusions of this dissertation highlight the challenges related to quick and shallow readings, characteristics of cyberculture; the importance of critically rebuilding interpretation and deepening skills, exploring hypertextuality; and reflection on more current technological interfaces and their impact on authorship processes and critical approach to information.porDesign educacionalMateriais didáticoshipertextuaisEstilos de leituraHipertextualidadeEducational designhypertext teaching materialsReading stylesHypertextualityDesign educacional de conteúdos em EAD no âmbito profissional: avaliação de um modelomaster thesis203391756