Cardoso, RicardoMoreira, Darlinda2020-02-192020-02-192017Cardoso, R. & Moreira, D. (2017) Da Educação à Intervenção Social: a construção do conhecimento na transformação da realidade. Em Revista de Estudios e Investigaciónen Psicología y Educación eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., Nº 05 pp102-106 DOI:https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2373http://hdl.handle.net/10400.2/9342Este artigo aborda as potencialidades que as ações educativas, enformadas num projeto de intervenção social, podem ter para a transformação da realidade de indivíduos que se encontram numa situação de vulnerabilidade. Através de duas experiências educativas construiu-se, numa linha metodológica de investigação-ação participativa, um projeto de educação e intervenção social que permitiu simultaneamente conhecer, planificar, transformar, observar e refletir sobre o aumento da consciência crítica e autonomia de seis mulheres. O ato de educar ganhou uma outra dimensão, quando, através de um projeto de intervenção, devidamente participado, se readaptou o conhecimento à prática a fim de a transformar e melhorar.This article discusses the potential that educational actions shaped in a project of social intervention, may have to transform the reality of individuals who are in a vulnerable situation. Throughout two educational experiences it was built a project of education and social intervention, that simultaneously helped identify, plan, process, observe and reflect on the increase of critical awareness and autonomy of six women. The methodological approach was of participatory action research. The act of educating gained another dimension when, through an intervention project, properly participated, knowledge was reconfigured to practice in order to better transform and improve.porEducaçãoIntervenção socialProjetoAdultosInvestigação participativaEducationSocial interventionProjectAdultsParticipatory researchDa educação à intervenção social: a construção do conhecimento na transformação da realidadeFrom education to social intervention: the construction of knowledge in the transformation of realityjournal articlehttps://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.23732386-7418