Veiga, Pedro Alves da2023-01-312023-01-312021Veiga, Pedro (2021). Realidade Pós-Fake: Uma Visão Através da Arte Digital. In Silva, Lawrenberg; Yánez, Cristian; Ricarte, Elmano (Eds.), Cenários Comunicacionais: Novos Diálogos (pp. 247-266). Media XXI.978-989-729-218-7http://hdl.handle.net/10400.2/13272Na era dos prefixos e das buzzwords este artigo apresenta o pós-fake como um fenómeno amplamente disseminado, embora desfocado pelo determinismo tecnológico consubstanciado em caixas-negras. Tem as suas origens na propaganda e na utilização consciente de falácias lógicas e na captura da atenção, com o objetivo de afetar de forma impactante a realidade. Esta análise é conduzida através da arte digital, onde os exemplos de caixas-negras abundam, desde os modernos aplicativos móveis, como o FaceApp ou o TikTok, até ao ubíquo Photoshop. O autor propõe a utilização artivista do pós-fake para a exposição dos meandros internos e ocultos destas caixas-negras, através da sua subversão criativa e utilização crítica, ao serviço de uma melhor e mais transparente comunicação, para a compreensão das estruturas e mecanismos subjacentes às estruturas do tecido social.porPropagandaBlack-boxManipulação dos mediaMédiaArtivismoRealidade Pós-Fake: uma visão através da arte digitalbook part