Abelha, MartaAlmeida, Tânia Alexandra Sousa de2025-04-092025-04-092025-03-252025-04-09http://hdl.handle.net/10400.2/19801Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, apresentada à Universidade Aberta.O trabalho colaborativo entre docentes tem vindo a assumir um papel crescente na promoção do desenvolvimento curricular e na melhoria das práticas pedagógicas. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o impacto da colaboração entre docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) nesse processo, esta investigação procurou analisar de que forma o trabalho colaborativo docente contribui para a construção de práticas pedagógicas mais articuladas e eficazes. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos: (i) averiguar as perspetivas dos docentes sobre o conceito de colaboração; (ii) caracterizar as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto estratégia para o desenvolvimento curricular; (iii) identificar os principais desafios associados à sua implementação; (iv) descrever estratégias colaborativas adotadas pelos docentes; e (v) propor ações que promovam níveis mais elevados de colaboração no 2.º CEB. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso único, de natureza mista, realizado numa instituição de ensino privada, de matriz católica, pertencente à Companhia de Jesus. Participaram no estudo 22 docentes do 2.º CEB, de diferentes áreas disciplinares. A recolha de dados incluiu técnicas de natureza quantitativa (questionário) e qualitativa (entrevistas semiestruturadas e análise documental). A análise dos dados foi conduzida através de técnicas de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os docentes reconhecem o trabalho colaborativo como essencial para o seu desenvolvimento profissional e para o enriquecimento das práticas pedagógicas. No entanto, foram identificadas limitações ao nível da eficácia das estratégias colaborativas atualmente implementadas, sobretudo no que respeita ao seu impacto direto no desenvolvimento curricular. Concluiu-se que o trabalho colaborativo entre docentes constitui uma mais-valia na construção de um currículo mais coeso, articulado e contextualizado. Este estudo permitiu, ainda, identificar obstáculos à colaboração docente e sugerir propostas de melhoria com vista à consolidação de culturas profissionais colaborativas e à promoção da qualidade educativa.Collaborative work among teachers has been playing an increasingly significant role in promoting curriculum development and improving pedagogical practices. Aiming to deepen the understanding of the impact of collaboration among teachers in Lower Secondary Education (2.º Ciclo do Ensino Básico), this study sought to analyse how teacher collaboration contributes to the construction of more articulated and effective pedagogical practices. To this end, the following objectives were defined: (i) to examine teachers' perspectives on the concept of collaboration; (ii) to characterise the potential of collaborative work as a strategy for curriculum development; (iii) to identify the main challenges associated with its implementation; (iv) to describe collaborative strategies adopted by teachers; and (v) to propose actions that promote higher levels of collaboration in Lower Secondary Education. Methodologically, this is a single case study, with a mixed-methods design, conducted in a private Catholic educational institution belonging to the Society of Jesus. The study involved 22 Lower Secondary teachers from various subject areas. Data collection included quantitative techniques (questionnaire) and qualitative methods (semi-structured interviews and document analysis). The data were analysed using descriptive statistics and content analysis. The results revealed that teachers consider collaborative work essential to their professional development and to the enhancement of pedagogical practices. However, limitations were identified regarding the effectiveness of the collaborative strategies currently implemented, particularly in their direct impact on curriculum development. It was concluded that collaborative work among teachers constitutes an added value in building a more coherent, articulated and contextualised curriculum. This study also identified key obstacles to teacher collaboration and suggested improvement proposals aimed at consolidating professional collaborative cultures and enhancing educational quality.porTrabalho colaborativoDocentesDesenvolvimento curricularEnsino-aprendizagemEstratégia pedagógica2.º cicloEnsino básicoTeacher collaborationCurriculum developmentTeaching and learningPedagogical strategies2nd Cycle of Basic EducationTrabalho colaborativo entre professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico: contribuições para o desenvolvimento curricularmaster thesis203942116