Almeida, Ana PatríciaMartins, Aurélio José2025-09-122025-09-122025-07-232025-09-12http://hdl.handle.net/10400.2/20241Tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade AbertaEsta investigação visa compreender os fatores que influenciam a presença, o envolvimento e a motivação dos alunos no contexto escolar contemporâneo, com especial enfoque nas barreiras que potenciam o abandono e nas dinâmicas que promovem a permanência. Adotando uma metodologia mista, com predominância qualitativa, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas a um conjunto alargado de participantes: alunos dos três ciclos do ensino básico, docentes, técnicos superiores, encarregados de educação e direção pedagógica. A recolha e análise dos dados permitiram uma leitura articulada entre diferentes níveis de responsabilidade educativa. Os resultados revelam a centralidade da motivação intrínseca (Deci & Ryan, 1985, 2000), sustentada pela perceção de autonomia, competência e relação, como motor essencial da implicação dos alunos. Em contrapartida, identificaram-se constrangimentos associados a práticas pedagógicas desmotivadoras, climas escolares negativos e contextos familiares fragilizados, reforçando a influência dos habitus sociais e culturais (Bourdieu, 1986) na trajetória escolar. A análise evidenciou ainda a relevância da agência e da autoeficácia percebida (Bandura, 1986), bem como a importância da experiência escolar como construção de sentido (Dubet, 1994). Este estudo confirma a necessidade de uma abordagem integrada e interativa entre atores escolares e familiares, centrada na escuta, na corresponsabilização e no desenvolvimento de práticas inclusivas e motivadoras. Os dados recolhidos oferecem contributos significativos para o delineamento de políticas educativas orientadas para a prevenção do abandono precoce e a promoção de percursos escolares significativos e resilientes.This research aims to understand the factors that influence students' presence, engagement, and motivation in the contemporary school context, with a particular focus on the barriers that lead to dropout and the dynamics that promote educational persistence. Adopting a mixed methodology, with a predominantly qualitative approach, questionnaires and interviews were conducted with a broad group of participants: students from all three basic education cycles, teachers, school counsellors, legal guardians, and pedagogical leadership. The data collection and analysis enabled an integrated reading across different levels of educational responsibility. The findings highlight the centrality of intrinsic motivation (Deci & Ryan, 1985, 2000), supported by the fulfilment of needs for autonomy, competence, and relatedness, as a key driver of student involvement. Conversely, constraints were identified related to demotivating teaching practices, negative school climates, and vulnerable family contexts, reinforcing the influence of social and cultural habitus (Bourdieu, 1986) on school trajectories. The analysis also underlines the relevance of agency and perceived self-efficacy (Bandura, 1986), as well as the role of school experience as a process of meaning-making (Dubet, 1994). This study confirms the need for an integrated and interactive approach among school and family actors, focused on listening, shared responsibility, and the development of inclusive and motivating practices. The findings offer significant contributions for the design of educational policies aimed at preventing early school leaving and promoting meaningful and resilient educational paths.porMotivação intrínsecaAutoeficáciaRelação escola-famíliaExperiência escolarInclusão educativaIntrinsic motivationSelf-efficacySchool-family relationshipSchool experienceEducational inclusionO que move os alunos para a escola de hoje?: barreiras e motivaçõesmaster thesis204007275