Câmara, Maria Alexandra Gago da2021-06-222021-06-222013Desenhar para os teatros em meados do século XVIII: os trabalhos de Giovanni Carlo Sicinio Bibiena em Lisboa (1752 -1760)”. In Le nove son tante e tante buone, Che dir non se ne po’. Lisboa dos Italianos: História e Arte (sécs. XIV XVIII), orgs. N. Alessandrini, P. Flor, M. Russo, G. Sabatini, 239-251. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, 2013978-989-96236-3-7http://hdl.handle.net/10400.2/10826No âmbito alargado do ciclo temático dedicado à Lisboa dos Italianos - fundamentalmente centrado na abordagem da Arte e da História - pareceu-nos interessante partilhar algumas questões que se relacionam com estudo e circulação dos trabalhos realizados pelo bolonhês Giovani Carlo Galli Bibiena (João Carlos Bibiena como ficou conhecido em Portugal) reavaliando a sua função enquanto arquitecto e cenógrafo activo em Lisboa entre os anos de 1752 e 1760. Giovani Carlo Bibiena fez parte de importante dinastia de arquitectos teatrais que ao longo do século XVIII deixou a sua marca inconfundível nas principais cortes da Europa.porCenografiaBarrocoLisboaGiovanni Carlo BibienaDesenhar para os teatros em meados do século XVIII: os trabalhos de Giovanni Carlo Sicinio Bibiena em Lisboa (1752-1760)book part