Chissico, PauloPaz, JoãoTeixeira, António2025-07-302025-07-3020252182-4967http://hdl.handle.net/10400.2/20152Este artigo descreve uma investigação conducente à obtenção do grau de mestre em Pedagogia de eLearning. Os autores apresentam e discutem uma experiência moçambicana de uso de dispositivos móveis na formação em exercício e a distância dos professores do Ensino Primário e educadores de adultos. No artigo analisam-se as limitações técnico-metodológicas e didáticas da equipa pedagógica da instituição provedora e dos implementadores ao nível das províncias, dos distritos e das escolas; analisam-se igualmente as limitações tecnológicas encontradas nos locais de residência e de trabalho dos potenciais candidatos à formação e confrontam-se os resultados desta análise com a pretensão do uso dos tablets e smartphones na implementação de um curso de formação em exercício e a distância dos professores do Ensino Primários e educadores de adultos. Neste contexto, realizou-se um estudo qualitativo, exploratório, descritivo e interpretativo no âmbito de um projeto para promover o impacto positivo do uso dos dispositivos móveis na formação dos professores, via Educação a distância. Este estudo permitiu concluir, entre outros aspetos, que embora os professores conheçam as vantagens pedagógicas do m-learning, necessitam da formação para o uso dos dispositivos móveis na aprendizagem.This article describes research conducted to obtain the master degree on e-learning pedagogy. The authors present and discuss a Mozambican experience of using mobile devices in on-the-job and distance training of Primary and Secondary Education teachers. adult educators. The article analyses the technical-methodological and didactic limitations of the pedagogical team of the provider institution and the implementers at provincial, district and school level; it also reports about the technological shortcomings and confronts the results of the analysis with the intention of using tablets and smartphones in the implementation of a course on-the-job and distance training for primary school teachers and adult educators. In the context of this analysis, a qualitative, exploratory, descriptive and interpretative study was carried out in the context of a project aiming to promote the positive impact of the use of mobile devices in the training of Primary Education teachers and practicing adult educators, through Distance Education. This study led to the conclusion, among other aspects, that although teachers are aware of the pedagogical advantages of m-learning, they need training for the use of mobile devices in learning.porFormação de professores em exercícioEducação a distânciaAprendizagem móvelIn-service teacher trainingDistance educationMobile learningDesafios de um modelo de formação de professores em exercício baseado em dispositivos móveis em Moçambique: um projeto com futuro?Challenges of a mobile-based in-service teacher training model in Mozambique: a project with a future?journal article10.34627/redvol8iss1e202507