Sequeira, Rosa Maria2017-07-042017-07-042016-05Sequeira, Rosa Maria - O último cais de Helena Marques: narrativas femininas de rutura. "Lusorama" [Em linha]. ISSN 0931-9484. Nº 105-106 (2016), p. 5-160931-9484http://hdl.handle.net/10400.2/6579Na década de 1970 verificaram-se grandes mudanças na sociedade portuguesa no que respeita à situação das mulheres e à visibilidade de obras de autoria feminina. A obra que iniciou Helena Marques na ficção, O último cais, busca a identidade da mulher portuguesa tornando visível a terceira mulher na designação de Lipovetsky. Esta fase da luta feminista, cuja repercussão na obra de Helena Marques é notória, nega uma identidade feminina definida pelos homens e problematiza uma conceção universalista das mulheres. No entanto, o universo ficcional de Helena Marques reporta-se à primeira fase, ficcionando aspetos práticos dessa luta como o direito ao voto ou colocando em causa estereótipos de representação do feminino. Neste contexto, este romance evidencia as diferentes estratégias de mulheres fortes perante situações adversas.porLiteratura portuguesaFeminismoEscrita femininaO último cais de Helena Marques: narrativas femininas de ruturajournal article