Seabra, Filipa2015-01-232015-01-232012Seabra, Filipa - O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular. "Revista Portuguesa de Educação" [Em linha]. ISSN 0871-9187. Vol. 25, nº 2 (2012), p. 197–2160871-9187http://hdl.handle.net/10400.2/3631Revisitando os lugares-comuns do currículo propostos por Schwab (1973) (o aluno, o professor, os conteúdos, o processo de desenvolvimento curricular e o contexto), propomo-nos traçar – com base num estudo de caso que parte da análise documental de um conjunto de normativos e documentos de referência e da análise preliminar de dados recolhidos junto dos vários elementos envolvidos (coordenadores, professores, alunos e encarregados de educação), através de inquérito, entrevista, focus group e observação – uma visão global do currículo de Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal, com foco nas questões curriculares relacionadas com a Expressão Musical, ainda que com referências pontuais ao 2.º Ciclo do Ensino Básico e à Educação Artística em geral.porCurrículoRegionalizaçãoExpressão musicalEducação artísticaO ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricularjournal article