Ferreira, Manuela MalheiroSimões, Mara Adriana Fazenda2009-02-062009-02-062008Simões, Mara Adriana Fazenda - Início da carreira docente [Em linha] : desafios e dificuldades. [Lisboa : s.n.], 2008. 153 p.http://hdl.handle.net/10400.2/1219Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaEsta dissertação é o resultado de uma investigação realizada no concelho de Odivelas, focalizada na problemática dos professores em início de carreira. A condição de professor em início de carreira impõe a inversão de papéis – de aluno a professor, permitindo continuar como actor no ambiente escolar. A entrada no sistema de educação formal justifica uma abordagem histórica sobre a Educação nos últimos séculos e faz ainda sentido a pergunta: o que é a Educação? Abre-se uma janela de oportunidades e desafios, mas também de dificuldades, que se analisam. Apresenta-se um quadro teórico onde se faz uma breve referência ao papel do professor, desde a sua formação inicial até ao momento em que passa à vida activa. São analisadas as suas satisfações/insatisfações e como se podem manifestar. A nossa orientação metodológica radica nas abordagens quantitativas e interpretativas e na teoria crítica, sendo a recolha de informação feita através de questionários.application/pdfporEducaçãoDocentesFormação de professoresPreparação para a vida activaEstágiosRealização profissionalInício da carreira docente : desafios e dificuldadesmaster thesis