Coelho, Paula MendesSilva, Graça de Jesus Melo2018-01-182018-01-182017-11-242018-01-18Silva, Graça de Jesus Melo - A poesia no ensino do português do 2º ciclo [Em linha]: estratégias comparatistas na promoção da leitura literária-formar leitores para a vida. Lisboa: [s.n.], 2017. 203 p.http://hdl.handle.net/10400.2/6928Neste trabalho de Investigação-Ação, revelamos a relação intertextual da poesia com obras literárias e artísticas, nomeadamente: a pintura, a poesia visual e a música, tendo por base os preceitos da Literatura Comparada, mormente a intertextualidade e as relações intersemióticas que se operam no campo literário. No entanto, para melhor perspetivarmos a crucial relevância de formarmos leitores autónomos e para toda a vida, retrataremos o cenário social e educativo da leitura literária, nos dias de hoje. Não esqueceremos, contudo, a importância do papel do professor na promoção da leitura. Seguindo o contexto social, relataremos os fatores que contribuem para a redução da importância da leitura literária e veremos as consequências dessa irresponsabilidade, expressas no crescente fenómeno de indiferentismo social e na insensibilidade face à dor do outro. De acordo com esses parâmetros, observaremos a supremacia da leitura literária na educação plena do leitor ativo, reflexivo, crítico e criativo. Por conseguinte, na escola, é imprescindível que as estratégias de promoção da leitura literária estejam associadas às práticas comparatistas, de modo a promover o gosto pelo conhecimento, combater o atrofiamento da memória e, principalmente, para desenvolver valores essenciais à vida em sociedade.In this project of research and action we unravel the intertextual relationship of poetry with the artistic and literary work, more specifically: painting, visual poetry and music, having as a reference the precepts of Comparative Literature, predominantly the intertextuality and the intersemiotic relations which operate on the literary field. However, to provide a better perspective on the crucial relevance of educating readers to be autonomous for all their lives, we shall depict the current social and educational backgrounds of literary reading. Nevertheless, we must not also forget the importance of the role the teacher has in promoting the act of reading. Keeping in mind the social context, we shall not only report the factors which have contributed to the decrease in the importance of literary reading, but also see the consequences which are accompanied by such irresponsibility and are expressed in the ever-growing phenomenon of social indifference and in the insensitivity we experience towards other people’s hurt and suffering. According to those parameters, we shall observe the supremacy of literary reading in fully educating an active, thoughtful, critic and creative reader. Hence, it is essential that the literary reading promoting strategies at school are associated with the comparative practices, so as to promote the pleasure of acquiring knowledge, fight against memory loss or atrophy and specially to develop essential values to life in society.porPoesiaLiteratura comparadaLeitura literáriaPapel do professorPromoção da leituraLeitoresEscola2º cicloEnsino do portuguêsIndiferentismoPoetryLiterary readingComparative literatureIndifferenceSchoolA poesia no ensino do português do 2º ciclo : estratégias comparatistas na promoção da leitura literária-formar leitores para a vidamaster thesis201872234