Sousa, Pedro Manuel deMoreira, Maria JoãoMoura, Ana Pinto deCunha, Luís Miguel2022-12-192022-12-192021Sousa, P., Moreira, M. J., de Moura, A. P., & Cunha, L. M. (2021). Conceptualização e perspetivas do consumidor face à Economia Circular na valorização de novos produtos/ingredientes em contexto alimentar. Captar, Avanço de publicação - Edição Especial 'Curso de Verão com Ciência: From soil 2 fork'. (https://doi.org/10.34624/captar.v0i0.22954)1647-323Xhttp://hdl.handle.net/10400.2/12753Anualmente, as indústrias agroalimentares dos países industrializados produzem aproximadamente 1,3 mil milhões de toneladas de resíduos alimentares, provocando inúmeros problemas ambientais, os quais contribuem para as alterações climáticas do planeta. A adoção de uma política de economia circular tem recebido especial atenção por parte das indústrias agroalimentares, permitindo a criação e desenvolvimento de novos produtos alimentares constituídos por subprodutos que de outra forma seriam desperdiçados. O presente trabalho, de cariz exploratório, visa avaliar o modo como o consumidor conceptualiza o conhecimento dos consumidores relativamente ao conceito de Economia Circular, bem como identificar o reconhecimento por parte do consumidor da utilização de subprodutos provenientes da indústria alimentar para obtenção de novos produtos e/ou novos ingredientes alimentares. Para isso, foi aplicado um questionário a 140 participantes utilizando o método de associação livre de palavras. A análise estatística realizada permitiu aferir que a perceção dos consumidores sobre a política de economia circular já se encontra bastante consolidada, mas a informação sobre o conceito e a utilização de subprodutos provenientes da indústria alimentar é ainda bastante limitada. Uma maior promoção e divulgação pelas entidades competentes dirigida ao público em geral, poderá contribuir para uma maior integração, participação e aceitação destas duas potenciais soluções para um futuro mais sustentável.porEconomia circularAssociação livre de palavrasIndústria alimentarSubprodutos alimentaresValorizaçãoConsumidorConceptualização e perspetivas do consumidor face à economia circular na valorização de novos produtos/ingredientes em contexto alimentarjournal article10.34624/captar.v0i0.22954