Santos, Daniel BóiaCastelhano, MariaPedrosa, DanielaMorgado, Leonel2025-07-252025-07-252025-07-31http://hdl.handle.net/10400.2/20120Com a evolução da Realidade Virtual (RV), recomenda-se que educadores e designers instrucionais reformulem as suas abordagens para potenciar benefícios educativos da utilização de ambientes imersivos. O Design Instrucional (DI) aplicado à Realidade Virtual imersiva (iVR, immersive virtual reality) permite refletir acerca das estratégias educativas, da experiência do utilizador e das potencialidades tecnológicas. No projeto REVEALING – REalisation of Virtual rEality LearnING Environments, foram realizados pilotos de aulas do Ensino Superior com a utilização da iVR baseadas nos princípios de Merrill e nos objetivos pedagógicos segundo a taxonomia de Bloom. Neste trabalho, apresenta-se uma análise às planificações de aulas (n=4) de acordo com as diretrizes da Association for Educational Communications and Technology (AECT). Os resultados evidenciaram que, embora as planificações analisadas integrem princípios de DI, subsistem lacunas significativas no alinhamento com as diretrizes da AECT, especialmente no que respeita à avaliação do design, personalização da aprendizagem, preparação dos estudantes e incorporação de momentos de reflexão. Conclui-se que a aplicação da iVR no Ensino Superior exige a formulação de um modelo de DI mais sistemático, fundamentado e centrado no estudante, sendo recomendada a adoção rigorosa dos padrões da AECT adaptados às especificidades pedagógicas da imersão.With the evolution of Virtual Reality (VR), educators and instructional designers are encouraged to rethink their approaches to enhance the educational benefits of using immersive environments. Instructional Design (ID) applied to immersive Virtual Reality (iVR) enables reflection on educational strategies, user experience, and technological potential. Within the REVEALING project – REalisation of Virtual rEality LearnING Environments, pilot higher education classes were conducted using iVR, based on Merrill’s principles and pedagogical objectives according to Bloom’s taxonomy. This study presents an analysis of lesson plans (n=4) according to the guidelines of the Association for Educational Communications and Technology (AECT).The results showed that although the analyzed lesson plans integrate ID principles, significant gaps remain in alignment with AECT guidelines, especially regarding design evaluation, personalized learning, student preparation, and the inclusion of reflective moments. We conclude that the application of iVR in higher education requires the development of a more systematic, evidence-based, and student-centered instructional design model, with a strong recommendation for the rigorous adoption of AECT standards adapted to the pedagogical specificities of immersive learning.porRealidade virtual imersivaDesign instrucionalAECTREVEALINGImmersive virtual realityInstructional designRealidade virtual imersiva: uma análise do design instrucional com base nas Diretrizes da AECTImmersive virtual reality: an analysis of instructional design based on AECT Guidelinesconference object2025-07-21cv-prod-449907010.34630/pel.v8i3.6388