Almeida, Carla Aurélia de2020-02-272020-02-272017Almeida, Carla Aurélia de (2017) "Negociação do sentido em ambientes virtuais de ensino / aprendizagem." In eLearning no Ensino Superior. Organizado por José António Moreira e Cristina Pereira Vieira, 17-38, Coimbra: CINEP/IPC, vol. 4, coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior.978-989-99463-4-7 (Impresso)978-989-99463-5-4 (ebook)http://hdl.handle.net/10400.2/9397Tendo por base o conceito de "pistas de contextualização" da Sociolinguística Interacional, analisaremos exemplos práticos de trabalho nos fóruns de 2º. Ciclo da Universidade Aberta, perspetivando as estratégias discursivas (Gumperz, 1989) desenvolvidas no contexto de uma unidade curricular de Linguística. Assim, no presente texto, convocar-se-á não só a perspetiva do modelo teórico da Sociolinguística Interacional para a análise dos processos discursivos realizados em contexto online, mas também considerar-se-ão os contributos do modelo teórico desenvolvido por Garrison, Anderson e Archer (2000), Anderson (2003), Garrison e Anderson (2003), Anderson e Elloumi (2004) e Salmon (2002), entre outros autores, para a análise da prática pedagógica desenvolvida nestes contextos de ensino online pós-graduado.porInteração verbalNegociação do sentidoPresença cognitivaAprendizagem onlinePistas de contextualizaçãoEnsino online pós-graduadoEstratégias discursivasNegociação do sentido em ambientes virtuais de ensino / aprendizagembook part