Oliveira, AlfredoTinoca, Luís2020-08-072020-08-072012Oliveira, A., Tinoca, L. (2012). As implicações do b-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório nos concelhos de Rio Maior e Santarém. In Matos, J. F. (orgs.). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa978-989-96999-8-4http://hdl.handle.net/10400.2/9955Trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).Este projeto de investigação tem como objetivo pesquisar e conhecer as implicações da implementação da pedagogia do b-learning para o sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, é necessário identificar e compreender os possíveis obstáculos à sua execução, assim como, entender as condições que poderão favorecer a utilização do b-learning como prática pedagógica. Por outro lado, compreender os efeitos do b-learning na promoção do interesse e motivação dos alunos nas atividades escolares. Será também importante conhecer os interesses e motivações dos professores, bem como a sua perceção, em relação à utilização do b-learning como modalidade de ensino aprendizagem. Esta pesquisa demonstrou que os alunos estão intrinsecamente motivados para a realização de tarefas online, sentindo-se satisfeitos com a sua execução. O grau de satisfação obtido com a utilização de plataformas de aprendizagem online foi positivo, assim como, a experiência de utilização das mesmas. Os resultados indicam que os alunos consideram importante a combinação das duas modalidades de ensino-aprendizagem, presenciais e online. Todavia, a presença física do professor e a reduzida utilização das plataformas de aprendizagem online neste nível de ensino são fatores a considerar. Os professores não estão motivados para a utilização do b-learning e esta falta de motivação está relacionada com uma diversidade de fatores associados aos próprios professores, às escolas e a outros fatores de ordem estrutural.porB-learningMotivaçãoSatisfação e ambiente de aprendizagemAs implicações do b-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório nos concelhos de Rio Maior e Santarémconference object